sábado, 8 de outubro de 2011


Ações para projetos

Para iniciar a trajetória Inventiva fomos convidados pela Ong IBRADESH junto com Vila Mara á assistir o Filme “Uma Onda no Ar” no auditório da Unicsul, após o filme fizemos um debate sobre as dificuldades de intervenção jovem na comunidade, perseverança e luta para concretizar os sonhos. Os jovens se identificaram com o filme pensando os obstáculos para promover boas ações na comunidade.  

Pensando em instigar os jovens á construírem idéias relevantes para si e para sua comunidade, voltamos nosso olhar novamente para o bairro, através da elaboração do Mapa dos 4 Ps – indicado no material: Sistematização de Uma Metodologia buscamos reconhecer, entender o que o bairro apresenta de potencialidades e problemáticas.

Fica fácil perceber o que o bairro oferece quando retomamos as explorações que fizemos na cidade classificando-as em suas diferentes linguagens e territórios: no campo da cultura e artes; Mundo do trabalho e tecnologia; saúde e meio ambiente; escolares e letras. Assim observamos o que o bairro contempla e indo além qual qualidade desses equipamentos quando existente. É a mesma de outras regiões?
Divididos em grupos, separados de acordo com as linguagens que mais se identificam construímos um mapa dos pontos fortes e fracos da comunidade. Avaliamos que os espaços públicos necessitam de aprimoramento, e que os espaços de melhor qualidade são iniciativa de particulares com o apoio da comunidade. No momento seguinte escolhemos alguns locais para visita e possível intervenção. Dessa atividade despontou a ideia de intervenção no Ponto de Leitura Vila Mara, através da conversa com a Gestora Adelina o grupo firmou a parceria e discutiu as possibilidades de intervenção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário