quarta-feira, 27 de abril de 2011

Exploração na Av. Paulista.

  A Avenida mais famosa de São Paulo, onde podemos encontra o MASP, casas das rosas entre outros, infelizmente não tivemos a oportunidade de visitá-los, mas um guarda vendo que estávamos em uma exploração pela Avenida Paulista, chamou a Alessandra e nos convidor a visitar a Galeria de Arte do SESI, que estava tendo a exposição da: A arte na Mecânica do Movimento “L'art dons la mécanique du mouvement”.

“A exposição apresenta a tradição de mecânica de arte do século XIX, com seus diferentes tipos de caixa de musicas e a passagem para a fruição musical moderna,iniciada pelo gramofones, mas também pelos diferentes tipos de autômatos”
A exposição traz:

  • caixas de música
As caixas musicas, criadas no final do Século XVIII, são exemplos notável da mecânica de arte:construída pra entreter, com sua melodia cristalina, é concebidas com técnicas de mecânica de precisão, traços do seu criador, um relojoeiro suíço.

  • Música a disco
A caixas de musica a discos representavam inovações técnicas importantes as melodias eram tocadas com uma maior potencia, e os discos que as continham poderiam ser facilmente trocados, permitindo uma variedade musical ate então inédita nas caixas de musica tradicionais. Surgida na Alemanha e reproduzida e aperfeiçoada pelos suíços.

  • Fonógrafo e Gramofone
O declínio das caixas de músicas foi anunciado pelo desenvolvimento de dois aparelhos semelhantes, o Gramofones e o Fonógrafo, ambos capazes de gravar sons e reproduzi-los lançado no século XIX

  • Autômatos
A construção de autômatos se desenvolveu ao longo do seculo XIX, alcançando o auge na sua segunda metade, na frança. No seculo XX, a tradição de criação e restauro de autômatos chegou a sainte-croix, por intermédio do artista francês Michel Bertrand.
A ideia de recriar a natureza, de dar movimentos a seres inanimados é antiga e recorrente na história da humanidade

                                                                                                                   
Ass: Raphael Vieira da Silva



Um comentário:

  1. Aproveitei a oportunidade de estar em frente ao SESI para falar do Teatro, quando um segurança falou que havia uma exposição muito legal, como eles ainda não conheciam uma galeria, então os convidei, no inicio pareciam que não queriam, mas quando entraram e a Educadora começou a dar corda nas caixas de música, percebi os olhinhos deles todos brilhando, o som que ecuava era mágico, algo que não estamos acostumados a ouvir.
    Ficamos pela Paulista até as 16:00h, como é muito longe a turma acabou chegando às 17:30h no bairro, ninguém reclamou...
    No dia seguinte 28/04, conversamos sobre o som, sobre músicas e pude falar novamente da nossa Democracia, conversamos sobre os carros adaptados para expandir os sons e os fanks, que acabam obrigando quem não gostaria de ouvir, a ouvir.
    Levei para a turma umas fotos de São Paulo no século XIX, conversamos sobre a Paulista do Café e a Paulista de hoje.

    ResponderExcluir