sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cartografia do bairro!!!!

Na 3º semana pensamos em fazer uma cartografia do bairro, mais especificamente do Parque Paulistano em SMP. Primeiro discutimos sobre a importância de se ter um novo "olhar", tentando descobrir lugares novos. E discutimos um pouco a ideia de cartografia pensando os pontos importantes do bairro ou relevantes para a comunidade. Nosso segundo passo foi combinar uma pequena exploração de alguns locais escolhidos pelos jovens, nos subgrupos elegeram aquele que iria fotografar, anotar, ilustrar, entrevistar e monitorar. O retorno foi ótimo, adoraram a experiência de explorar o proprio bairro, visitaram a praça Vila Mara, a Ong SEPAS e o AMA. Segue imagens e dizeres dos jovens:





As fotos são da apresentação das cartografias, as fotos que eles tiraram nas explorações foram impressas, mas ainda não as tenho para postar. Abaixo algumas informações dos jovens, as impressões e entrevistas:

Exploração no AMA:
" Mas uma das maiores  conquistas que os moradores conseguiram foi a construção da UBS e do AMA que estão localizados um ao lado do outro atendendo praticamente todos os que moram no bairro. Decidimos fazer uma pesquisa com as pessoas que utilizam a unidade para saber como avaliam o atendimento dos médicos, a recepção e o atendimento.ficamos bem surpresos com as respostas. De acordo com a dona Célia foi muito bom a construção do AMA para o Pq Paulistano, ela avalia o atendimento razoável de acordo com os dias. Porém a dona Ivani discorda do que foi dito, é a sua primeira consulta e ela avalia o AMA como ruim, pois ela chegou ás 08h30 e já se passaram 2h35 minutos e não foi atendida até o momento."

Exploração na Pça Vl Mara:
" Entrevistamos o menino Lucas Matheus de 9 anos apelido Kiriku: "Gosto muito de SMP da praça brinco de carrinho,bola, pega-pega, escondi-escondi, tenho muitos amigos, meus amigos Wesley, Gabriel e Pamela". E conversamos com a Srª Tia Marly Ramos da Costa de 63 anos: "Frequento a 3º idade que minha única atividade, além de cuidar dos cachorros e da praça."

Por Ana Paula/Educadora - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário