sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exploração no Memorial da Resistência

No dia 04 de maio de 2011, nosso grupo “Jovens Urbanos” realizou uma exploração no memorial da resistência.
Ao chegarmos fomos recepcionado e comunicados que deveríamos ter agendado uma visita com acompanhamento de um profissional com antecedência.
O orientador do museu nos apresentou o espaço.
A decoração era em preto, branco e vermelho, havia pixações com frases escritas:
Mataram Rubens Paiva
Jesus Cristo
Che Guevara
Herzog
Santos dias
20 mil na Argentina
30 mil em el Salvador
Mataram e deceparam Victor Jara
Ao mudarmos de ambiente vimos uma linha histórica do tempo dos presidentes, havia muitas fotos, sendo uma delas de um homem com uma faca no pescoço. Uma das fotos tinha três policiais e no muro atras deles tá escrito “corruptos”.
Uma das fotos era de Janio Quadros condecorando Che Guevara.
No terceiro ambiente ou seja as celas era exposto a historia das manifestações contra o governo, ambiente estes carregado de emoções, pois contava a historia destas pessoas e os seus sofrimentos e humilhações(ouvimos nos fones), ficamos muito chocado e tristes ao ouvirmos as história, que contava oque aconteceu com eles na quele local desde ameaças ate torturas. O que nos chamou a atenção foi uma luz focada em um vaso com uma flor vermelha, que pela nossa compreensão era pra homenagear todos aqueles que foram mortos no regime militar.
Em uma outra cela havia vários relatos e a e assinaturas na parede e o que mais nos chocou foi o relato de Monteiro Lobaro, que dizia que ele já esteve na quela cela.
No quarto ambiente era um corredor coberto por grades onde os detentos do Deops/SP tomavam sol uma vez por semana e neste corredor eles combinavam uma possível fuga.
No quinto e último ambiente era uma sala que continham os arquivos das pessoas que foram presas por terem se manifestado contra o governo da época, ondem também tinha alguns livros, fitas, medalhas e alguns Objetos dos policias que trabalhavam no Deops/SP.
Tivemos pouco tempo dentro da exploração, mas muito acrescentou no nosso conhecimento.
No dia 05/05/2011 nós nos reunimos no SEPAS, a Alessandra apresentou através de CD várias músicas dos cantores Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A Alessandra nos contou que eles foram exilados pela suas musica que para o governo era um modo de criticar o regime militar e a música Veraneio Vascaína do Capital Inicial foi censurada. Depois de conversamos a respeito da ditadura, produzimos esse texto para ser postado no BLOG.



Um comentário:

  1. Parabéns turma pelo belo relato.

    Um relato muito bem feito sobre a exploração realizada, cheio de detalhes que nos remetem direto ao Museu da Resistência com toda a sua história.
    A turma juntamente coma educadora Alessandra estão de parabéns pelo trabalho.

    Vandei
    Consultor-Cenpec

    ResponderExcluir