sábado, 23 de abril de 2011

Encontro do Planejamento Jovem.


Hoje o dia começou muito bem, estávamos todos empolgados com a tarefa do dia. E os jovens com a visita da Camila da Ong IPJ. O entrosamento com o grupo foi ótimo, iniciamos com a dinâmica do Terremoto, atividade da qual os jovens gostam muito. A dinâmica funciona da seguinte forma: os jovens formam trios e um adolescente fica de fora, em cada trio, duas pessoas devem erguer as mãos formando uma espécie de casa ou cabaninha sobe uma terceira que ficará dentro dessa casa. A ideia é formar a imagem de “uma casa com um morador dentro”.   Após isso aquele que ficou de fora, nós decidimos, que ele se apresentaria, falando um pouco do que gostava e depois ele escolheria uma entre as três palavras – casa, morador ou terremoto – para provocar uma mudança de lugar. A brincadeira foi muito animada!!!

Para finalizar este momento os jovens contaram um pouco das explorações que fizeram mostrando cartazes e poemas.

Em seguida a Camila iniciou o Planejamento Jovem, conforme a proposta da equipe técnica do PJU separou os jovens em grupos de uma forma bem criativa com bastante música. Nos subgrupos foram refletir o que gostariam para o programa nestes 10 meses que restam. Estes preferiram elaborar cartazes com as suas idéias.

Surgiram muitas coisas interessantes, como conhecer o Museu de tecnologia, de artes, e do futebol que foi muito solicitado pelos meninos, entre tantas coisas também apareceu circular pela Paulista, liberdade e pelo bairro. Muitas idéias de oficinas como de danças (afro, contemporânea, hip-hop), fotografia, customização e outras. Após a evalanche de idéias o Adriano assumiu explicando direitinho o que é o programa, passo a passo.

Depois desse momento e do café, voltamos para pensarmos o que de tudo aquilo entraria no planejamento. Depois da explanação do Adriano ficou mais fácil para os jovens entenderem porque algumas das idéias pensadas não cabiam na proposta do PJU. A Camila reforçou isso muito bem, pensando com os jovens em qual linguagem entravam cada ideia e também indicou para eles que algumas idéias não precisavam do Programa para acontecer, que poderiam se organizar por eles, isso ela se referiu aos passeios á parques e clubes, já que o tempo do programa é curto e temos muita coisa diferente para explorar.

No final do encontro os jovens indicaram o/a representante do grupo para o comitê jovem e decidiram que o planejamento será acompanhado mensalmente. Agradecemos o trabalho da Camila e os jovens pediram para também conhecer o seu grupo no IPJ. Bom, isso é algo para se pensar.

Infelizmente, não me lembrei de registrar com fotos este momento, restou apenas às palavras para contar um pouquinho como foi.

por Ana Paula/educadora manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário