A Avenida mais famosa de São Paulo, onde podemos encontra o MASP, casas das rosas entre outros, infelizmente não tivemos a oportunidade de visitá-los, mas um guarda vendo que estávamos em uma exploração pela Avenida Paulista, chamou a Alessandra e nos convidor a visitar a Galeria de Arte do SESI, que estava tendo a exposição da: A arte na Mecânica do Movimento “L'art dons la mécanique du mouvement”.
“A exposição apresenta a tradição de mecânica de arte do século XIX, com seus diferentes tipos de caixa de musicas e a passagem para a fruição musical moderna,iniciada pelo gramofones, mas também pelos diferentes tipos de autômatos”
A exposição traz:
- caixas de música
As caixas musicas, criadas no final do Século XVIII, são exemplos notável da mecânica de arte:construída pra entreter, com sua melodia cristalina, é concebidas com técnicas de mecânica de precisão, traços do seu criador, um relojoeiro suíço.
- Música a disco
A caixas de musica a discos representavam inovações técnicas importantes as melodias eram tocadas com uma maior potencia, e os discos que as continham poderiam ser facilmente trocados, permitindo uma variedade musical ate então inédita nas caixas de musica tradicionais. Surgida na Alemanha e reproduzida e aperfeiçoada pelos suíços.
- Fonógrafo e Gramofone
O declínio das caixas de músicas foi anunciado pelo desenvolvimento de dois aparelhos semelhantes, o Gramofones e o Fonógrafo, ambos capazes de gravar sons e reproduzi-los lançado no século XIX
- Autômatos
A construção de autômatos se desenvolveu ao longo do seculo XIX, alcançando o auge na sua segunda metade, na frança. No seculo XX, a tradição de criação e restauro de autômatos chegou a sainte-croix, por intermédio do artista francês Michel Bertrand.
A ideia de recriar a natureza, de dar movimentos a seres inanimados é antiga e recorrente na história da humanidade
Ass: Raphael Vieira da Silva