sábado, 5 de maio de 2012


Oi gente! Vejam o relato, feito pela Evelyn, da exploração que fizemos pelo centro de São Paulo. A ideia era tomar contato com alguns pontos importantes desta região, fotografando, conversando com a população, tomando posse desta cidade que é nossa!

João Paulo de Cária
            
     Hoje, dia 03 de maio, nós, jovens urbanos da turma da manhã, junto com o professor João Paulo, fomos visitar o prédio mais alto de São Paulo, “banco do estado de São Paulo s/a”, mais conhecido como “Banespa” .
    
         Logo que saímos da igreja Santa Rosa de Lima, em sentido a estação de trem Jardim Helena, estávamos observando ruas, muros, pessoas e várias outras coisas que se não prestarmos atenção não conseguimos reparar. Pegamos o trem sentido Brás, descemos no final e pegamos o metrô ate o vale do Anhangabaú, a poucos metros da estação tem uma estátua que se chama “Verdi”, ela muito bonita e curiosa, tem também um monumento que é um dos cartões postais de São Paulo. É muito interessante sua arquitetura, é vermelha e tem grafite em um dos seus lados; Lá no vale do Anhangabaú ficam localizados uns dos edifícios mais velhos de São Paulo, que se chama “Martinelli”, sua arquitetura é incrível. As cabines telefônicas do vale são muito curiosas e diferentes, como se fossem umas casinhas, perto das cabines tem uma fonte linda e dentro dela tem pequenas estátuas de animais.
       
       Quando chegamos ao banco “Banespa” demos com um lustre gigante e muito lindo, lá dentro seus móveis são antigos, tem um cofre de madeira e também mesas e cadeiras. Tem um tapete muito interessante pelos seus desenhos, também tem obras de arte pela parede, o piso do prédio é diferente, tem umas carinhas de leão. Perto da recepção tem uma maquete com a miniatura do prédio, ali tem também uma placa que faz um resumo da historia do prédio: “edifício antigo Arantes. Há 50 anos banco do estado de são Paulo s/a inaugurou este edifício –sede. Hoje ele permanece na memoria dos cidadãos como um verdadeiro símbolo na historia do desenvolvimento  de são Paulo . 27 de julho 1947”.

                                           
         No andar superior, “ 26°”, tem um tapete pendurado na parede, ele é bordado em formato de peixes  Dez andares acima, “36°”, tem uma estátua de lata bem interessante, tem também um quadro com fotos antigas e a história do banco. O telefone da década de 40 chama bastante atenção, apesar de ser simples, tem um livro de ata de inauguração do edifício Alino Arantes, de 27 -06-1947. Subindo a escada caracol, indo para o topo do prédio, você tem a oportunidade de ver a cidade de São Paulo inteira, é muito lindo, você consegue ver os prédio mais alto de São Paulo olhando para baixo.

       Na volta para casa, ainda no centro de São Paulo, fomos na igreja “pátio do colégio”, uma igreja católica.  Do lado da igreja tem um museu, entramos para conhecer o local, dentro dele tem uma estátua que se chama “evangelho na selva”, que é feito de bronze. Saímos do museu e passamos em frente da casa da moeda e de várias outras obras antigas. Fomos para a Praça da Sé, lá encontramos um mágico que não era tão mágico, pois ficamos cerca de 20 minutos e nada da mágica sair, entramos na Catedral da Sé, dentro dela havia um mini museu, mas estava fechado, suas obras são tão lindas, mas a igreja é um prédio um pouco sinistro, parece até  aqueles  lugares de filme de terror, saímos da igreja, pegamos o trem e viemos embora .



Jovem urbana    *Evelyn soares de melo*




Vejam as fotos  tiradas pelos jovens urbanos aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário