sábado, 18 de junho de 2011

Preparação para o Encontro Público - construção dos Fanzines e do video!!!


Planejamento das Atividades:

Para a apresentação do encontro público definimos que faríamos um vídeo com fotos das explorações, depoimentos e rimas dos jovens. E também, aproveitar a oficina de Fanzine para criar um que pudesse ser distribuído no encontro público.

Na oficina de Fanzine, discutimos o seu conceito e os vários modelos possíveis. E, também o que gostaríamos de dizer sobre nós no PJU para outros jovens. A partir de todo material produzido pelos jovens nesses meses e outros que ajudariam a complementar os temas discutidos como recortes de jornais, livros de poesias, revistas e diversos fanzines de diferentes grupos. Os jovens divididos em subgrupos pesquisaram os materiais para realizar a produção.

Construção dos Zines

     

escolhendo as fotos.
         


Preparaçao do audio na caverna


           
Realizamos esta atividade na primeira parte do encontro, na segunda parte iniciamos a preparação para a construção do vídeo, dividimos as tarefas da seguinte forma:

  • Para selecionar as fotos, total de 400 – Josemar, Karina, Camila, Dominique e Rosinha. Utilizaram a TV, DVD e um computador.
  • Alguns jovens se responsabilizaram por produzirem depoimentos sobre as explorações, na seguinte ordem:
à    Casa de Cultura e Galpão Lapenna: Lucas e Filipe
à    Banespa e Martinelli: Maylon e Beatriz         
à    Memorial da Resistência: Cláudio e Fernando que foi substituído por Vila Maria Zélia
à    MASP – exposição 6 bilhões de Outros: Ellen e Henrique
à    Clube Itaú: Todos juntos – pequenas expressões      

  • Rima: Maylon, Henrique, Renan, Miller, Felipe e Luiz
  • Para coletar os materiais e produzir o vídeo final: Joyce, Beatriz e Josiane.
Neste dia fizemos muitos testes, vimos ás fotos e vídeos que tínhamos, os rimadores ficaram numa sala, denominada de caverna e treinaram as batidas – (virou uma festa!).

No segundo dia demos continuidade na criação dos zines e gravamos alguns dos depoimentos para o vídeo. O resultado foram quatro fanzines com os temas:

  • Super Zine - Ditadura;
  • Drogas ou Dorgas Zine – Drogas
  • Mal Abordados Zine – Racismo Policial
  • Exclu Zines – Racismo.
Inicialmente pensamos que como os temas foram muito diversificados iríamos reproduzir todos os fanzines, porém como ficaram extensos quase livretos, pensamos em montar um Fanzine que falasse dos zines produzidos para distribuir no Encontro Público.

Fechamos o vídeo aos poucos, refizemos alguns depoimentos, o áudio foi trabalhoso para produzir e depois de várias tentativas decidimos usar só a gravação da rima no final, pois o som ficou com muito chiado.

Os Zines prontos!!

A união dos Zines!




Nenhum comentário:

Postar um comentário