segunda-feira, 27 de junho de 2011

Exploração Cemitério da Consolação


No dia 22/06, nós fomos fazer uma entrega no chekpoint da CENPEC, por la aproveitamos para fazer uma exploração pelo bairro,  para ser mais exato no Cemitério da Consolação . Onde estão enterrados algumas personalidades da classe alta como:

- Monteiro Lobato  (Foi Bom de termos visitado esse tumulo pois havia pessoas no grupo que não sabiam que Monteiro Lobato havia morrido)

- Marquesa de Santos (Foi quem duou o Terreno para que fosse feito o cemitério)

-Tarsila do Amaral (O melhor foi ver a expressão de uma senhora que ficou meio decepcionada com o tumulo da Tarsila foi tão legal ver sua expressão e suas palavras de intusiasmo que não vo nem repetir)

-Ermelino Matarazzo (O maior e luxuoso mauzoléu que a gente viu por la )

-Campos Sales (Estava enterrada toda a familia Campos Sales)


Esses foram alguns dos tumulos que vimos.
E também tinha muitas esculturas  feitas de bronze e marmore. Tinham algumas letras banhadas a Ouro que foram Furtadas . Como nossa TIA nos falou não parecia um Cemitério, mas sim um Museu a céu aberto. Pois, não nos sentimos dentro de um Cemitério brincamos e demos muitas risadas ...


Opiniões:
Luan  : Gostei muito Não só por ver as esculturas gostei tambem pelas conversas,rincaderas e explicações da tia (O MELHOR FOI QUANDO ELA VIU O TUMULO DA TARSILA DO AMARAL QUASE CHORO DE RI).
Raphael : Gostei muito, pois mesmo estando em um cemiterio não estavamos triste e não estavamos lamentando a morte estavamos aprendedo com a Biza Ale <3 vendo as esculturas os mausoléis (Chique de mais ).


By:Luan e Raphael



Eu havia ouvido falar sobre as obras de artes que existem no Cemitério, porém nunca tive a oportunidade de visitar esse lindo museu, nós ficamos muito tempo lá dentro, ficamos procurando os tumulos de alguns pesonagens de nossa história, e com o mapa nas mãos parecia que estavamos em uma caça ao tesouro, e esse tesouro era o conhecimento que havia na próxima etapa, sem dúvida foi o local que mais nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo.

Alessandra Valério.

sábado, 18 de junho de 2011

Preparação para o Encontro Público - construção dos Fanzines e do video!!!


Planejamento das Atividades:

Para a apresentação do encontro público definimos que faríamos um vídeo com fotos das explorações, depoimentos e rimas dos jovens. E também, aproveitar a oficina de Fanzine para criar um que pudesse ser distribuído no encontro público.

Na oficina de Fanzine, discutimos o seu conceito e os vários modelos possíveis. E, também o que gostaríamos de dizer sobre nós no PJU para outros jovens. A partir de todo material produzido pelos jovens nesses meses e outros que ajudariam a complementar os temas discutidos como recortes de jornais, livros de poesias, revistas e diversos fanzines de diferentes grupos. Os jovens divididos em subgrupos pesquisaram os materiais para realizar a produção.

Construção dos Zines

     

escolhendo as fotos.
         


Preparaçao do audio na caverna


           
Realizamos esta atividade na primeira parte do encontro, na segunda parte iniciamos a preparação para a construção do vídeo, dividimos as tarefas da seguinte forma:

  • Para selecionar as fotos, total de 400 – Josemar, Karina, Camila, Dominique e Rosinha. Utilizaram a TV, DVD e um computador.
  • Alguns jovens se responsabilizaram por produzirem depoimentos sobre as explorações, na seguinte ordem:
à    Casa de Cultura e Galpão Lapenna: Lucas e Filipe
à    Banespa e Martinelli: Maylon e Beatriz         
à    Memorial da Resistência: Cláudio e Fernando que foi substituído por Vila Maria Zélia
à    MASP – exposição 6 bilhões de Outros: Ellen e Henrique
à    Clube Itaú: Todos juntos – pequenas expressões      

  • Rima: Maylon, Henrique, Renan, Miller, Felipe e Luiz
  • Para coletar os materiais e produzir o vídeo final: Joyce, Beatriz e Josiane.
Neste dia fizemos muitos testes, vimos ás fotos e vídeos que tínhamos, os rimadores ficaram numa sala, denominada de caverna e treinaram as batidas – (virou uma festa!).

No segundo dia demos continuidade na criação dos zines e gravamos alguns dos depoimentos para o vídeo. O resultado foram quatro fanzines com os temas:

  • Super Zine - Ditadura;
  • Drogas ou Dorgas Zine – Drogas
  • Mal Abordados Zine – Racismo Policial
  • Exclu Zines – Racismo.
Inicialmente pensamos que como os temas foram muito diversificados iríamos reproduzir todos os fanzines, porém como ficaram extensos quase livretos, pensamos em montar um Fanzine que falasse dos zines produzidos para distribuir no Encontro Público.

Fechamos o vídeo aos poucos, refizemos alguns depoimentos, o áudio foi trabalhoso para produzir e depois de várias tentativas decidimos usar só a gravação da rima no final, pois o som ficou com muito chiado.

Os Zines prontos!!

A união dos Zines!




Oficina de Poesia com o Vandei do CENPEC.

Hoje tivemos um dia muito especial, recebemos o Vandei para falar um pouco de poesia. Os jovens puderam conhecer diferentes linguagens literárias - dos clássicos até os periféricos. Recitaram muitas poesias e ficaram empolgados com as descobertas. A vontade foi de distribuir livros a todos, cada jovem se identificou com um livro. E, descobriram que letra de rap também é poesia, Mano Brown, também é poesia! E que poesia não é só romântica, pode - se expressar de diferentes formas e que qualquer um pode fazer poesia.



Exploração: O Mundo Mágico de Escher - exposição no CCBB.

Visitamos a exposição do artista gráfico Holandês Mauritis cornelis Escher no Centro cultural Banco do Brasil. Os jovens ficaram encantados com as obras que representavam construções impossíveis, explorações do infinito com impressionantes efeitos de ilusões de ótica. A exposição possibilitou aos jovens conhecer a arte de forma diferente, poderam vivenciar uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trablhos. 

Algumas fotos do momento:

Patio do colégio - pós exposição
Enfrente o CCBB










Assistindo filme em 3D das obras de Escher.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aprendendo a Pintar com sombra volume e luz "redação"

Estamos a prendendo a colocar luz, volume e sobra em um desenho, com nossa educadora Alessandra.
Vamos usar essa técnica mais futuramente no nosso projeto, que teremos que apresentar, mas não vou falar oque é. Vamos deixar o suspense um no ar
E estamos evoluindo muito a nossas técnicas de pinta, nossa educadora Alessandra nos explica muito bem, a Alessandra é mais que uma educadora pra gente é uma amiga, também podemos falar uma professora e claro nossa “tia”, somos muito gratos por temos ela como educadora
Voltando ao assunto da nossa técnicas de pintura, já estamos muito melhores do que inicio, e semana que vem vamos apender a pintar com lapes aquarelados, talvez ate futuramento poderemos usar esse nosso conhecimento em pintura para ajudar nosso bairro, pois o conhecimento agente teremos só precisaremos ter vontade de fazer a diferença

Ass:Raphael Vieira da Silva

Aprendendo a Pintar com sombra volume e luz²