Histórico da Exposição:
Visões de mundo de '6 bilhões de outros' em mostra no Masp
Seis bilhões de pessoas com opções religiosas, classes sociais, profissões, etnias e estilos de vida diferentes. Com a proposta de montar um retrato da população mundial, a exposição no Masp, “6 Bilhões de Outros”, mostra as diferenças e semelhanças entre os povos e os traços de personalidade que caracterizam cada cidadão do planeta.
Ideia do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, a exposição começou a ser montada em 2003. Na época, Bertrand mobilizou uma dezena de repórteres que visitou 78 países em cinco anos e reuniu exatas 5.600 entrevistas de homens e mulheres respondendo 40 questões relacionadas a vida, morte, amor e questões cotidianas.
No mezanino do Masp, a exposição está montada como um grande mosaico de projeções com os rostos dos entrevistados que se alternam e mostram a diversidade do planeta. A exposição ainda conta com salas temáticas como um hall com oito "vurtis" (tipo de habitação nômade mongol), uma sala exibindo um making of da exposição e uma sala com um vídeo criado em São Paulo por Lucas Bambozzi e Kika Nicolela.
As imagens foram gravadas em primeiro plano e a sensação é de que o entrevistado está falando diretamente com o espectador. A edição foi feita pelos diretores Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire. Na exposição, cerca de onze horas de vídeo dão conta de mostrar todas as entrevistas, ilustradas pelas diferenças de fisionomia, acessórios e visões sobre a vida.